sábado, 24 de novembro de 2007

Boa semana

Pronto tá bem eu bem sei que é uma rotina
acordar, pequeno almoço, transportes, trabalho, jantar, dormir,
acordar, pequeno almoço, transportes, trabalho, jantar, dormir,
acordar, pequeno almoço, transportes, trabalho, jantar, dormir...

mas... pois é, há esse mas e é nele que tudo reside e nem pensem que estou a ser poético, ou se calhar até estou mas no bom sentido da poesia. Quero eu dizer com isso que assim como para tudo ou quase tudo o que fazemos na nossa vida privada (não profissional entenda-se) conseguimos encontrar motivações, para a nossa vida profissional também o conseguiremos e até nem é tão difícil como isso. Tudo se prende com a maneira como abordamos as tarefas que temos que cumprir. Independentemente do lugar que ocupamos na hierarquia da empresa podemos e devemos:

- Fixar OBJECTIVOS pessoais
- Ser construtivamente CRÍTICOS em relação à tarefas que nos são atribuídas
- Ser diariamente INOVADORES e CRIATIVOS, introduzindo sempre alguma coisinha de pessoal naquilo que fazemos
- PARTILHAR o nosso CONHECIMENTO com os outros, criando assim um ambiente de equipa favorável ao cumprimento dos objectivos
- ELOGIAR os outros RECONHECENDO assim o bom trabalho que eles fazem
- APRENDER todos os dias alguma coisa nova

Parece poesia?
Já tentaram fazer isto?
Tentem.
Não esperem facilidades.

Ao principio tudo vai parecer mais difícil e mais complicado.

Porquê? porque estes comportamentos estão ligados à cultura da empresa e a cultura não se instala por decreto! (eu já disse isso milhões de vezes e todos nós já o ouvimos dizer outros milhões de vezes). É a mais pura das verdades.

Mas acreditem que modificar o nosso comportamento nesses sentidos vale a pena. Ficamos com mais poder. Por incrível que pareça fica-se com mais poder na razão directa em que se dá mais poder aos outros. Experimentem. Mudem.

Trabalhar é uma coisa difícil não é?
E que tal se o fizermos com amor e entusiasmo?
Eu acredito que é possível.

MOTIVAÇÃO é a chave.
Ter PODER é a chave.

Mas não esperem que isso vos seja dado de bandeja. Ninguém dá poder a ninguém.
Isso é uma CONQUISTA pessoal. Lenta mas uma conquista. E quando lá chegarmos já podemos dizer: EU GOSTO DE TRABALHAR NA MINHA EMPRESA! Poético? e a vida não é feita de poesia?

e porque não de poesia e de matemática?

P=C x T x M2
Produtividade=Competência x Tempo x MOTIVAÇÃO ao quadrado
Esclarecedor?

e ainda podemos complicar um bocadinho:
P=C x (T1-T2) x M2
Produtividade=Competência x (Tempo para realizar a tarefa - Tempos inúteis) x MOTIVAÇÃO ao quadrado
Que tal?

Muito embora a equação possa ter várias conclusões, rapidamente podemos extrair duas:
1 - Sem motivação a produtividade é baixa
2 - Se os tempo inúteis são maiores que o tempo que a tarefa consome a produtividade é baixa

Não me levem muito em consideração porque isto é o mais longe que consigo ir na abordagem matemática a estas questões :)

ENTÃO?
PODEMOS OU NÃO PODEMOS QUEBRAR A ROTINA E SERMOS MAIS FELIZES QUE O PROTAGONISTA DO FILMEZINHO?

Eu acredito que é possível dar-mos a volta por cima.
Deixo-vos o tema para reflexão.

BOA SEMANA!

Um comentário:

BF disse...

Não consegui visualizar as imagens mas.... difícil seguir os teus conselhos. Durante 20 anos vivi quase só para o trabalho (FP que ponha sempre o trabalho acima de tudo, pode?). Com tudo aquilo que inúmeras. Com motivações tantas que o trabalho era mesmo o meu anti stress. Hoje, pior mudanças na instituição a que pertenço fui parar a um serviço de "rame-rame". Resultado: Uma depressão... o volume de trabalho que estava habituada a fazer numa hora, agora se o tiver para fazer no dia já acho que trabalhei.... Pode?! sinto que fizeram de mim uma FP no sentido pejorativo do termo .... pois nunca assim me senti.

Estou desgostosa com este País!!!!
Desculpa o desabafo.
Boa semana de trabalho para ti .... para mim, infelizmente vai ser mais uma semana de "rame-rame"

BF