segunda-feira, 5 de novembro de 2007

HOJE NÃO ME APETECE FAZER PERGUNTAS

Pois é, hoje não me apetece mesmo fazer perguntas.
lembrei-me de partilhar, com quem me vem aqui visitar, alguns dos quadros que fui pintando e desenhando. São óleos, acrílicos, carvões.
Maluquices mas que me deram muito prazer fazer.
Misturar tintas e lançá-las na tela sem qualquer espécie de pretenciosismo.
Pegar num papel e num carvão e distraídamente ir rabiscando.

Alguns estão guardados, outros estão nas paredes cá de casa, não muitos porque o espaço não é muito e os móveis também ocupam o seu lugar.


Um dia já longínquo houve em Portugal uma revolução.
As espingardas em vez de balas tinham cravos.
Foi assim que conquistámos a democracia. Com cravos.
A pouco e pouco fomos crescendo e conquistanto a LIBERDADE.
Infelizmente há já muita gente, de memória muito muito curta que já se esqueceu de muita coisa que acontecia noutros tempos. É uma pena. Este quadro já esteve exposto no Centro Cultural Alves redil em Vila Franca de Xira. Quiseram comprá-lo. Recusei. Os filhos não se vendem.



No meu imaginário vejo uma silhueta de mulher. Nua? semi-nua? não tenho a certeza.
O que sei é que lá ao longe, muito ao longe, vejo um bando. Não sei que pássaros são nem para onde vão. Só sei que são muitos. São negros.
Também não sei onde estou nem que horas são mas sei que o sol queima. Também me apetece ficar nu.
A mulher, de bela silhueta, aponta para o bando extasiada como que a chamar-me a atenção... olha...olha.... e eu olho. E fico ali a olhar, como num sonho. Não tenho coragem de acordar... Não vou acordar!


As reuniões são sempre uma maçada. Muitas delas não servem para rigorosamente nada mas as pessoas reunem-se. Parece que as reuniões são o trabalho em si. Parece que sem reuniões não se pode trabalhar. parece que são úteis.
E até são porque durante as reuniões faz-se sempre qualquer coisa marginal de grande utilidade. Faz-se sempre qualquer coisa durante aqueles reles 95% em que se discutem coisas sem utilidade nenhuma. Eu aproveito sempre. Levo sempre papel em branco e um lápis...


Depois...ah! depois há sempre aqueles momentos em que não pensamos em nada. Não pensamos rigorosamente em nada.

Não nos apetece pensar em nada. E ninguém compreende! e acham estranho que quando nos perguntam em que estamos a pensar a resposta seja: EM NADA! e é verdade. Não estamos a pensar em nada.

E o comentário é invariavelmente o mesmo: Não estás a pensar em nada? Impossível... não queres é dizer! Olha estou a pensar numa flor a chorar.... (risos do outro lado)... não estás nada, respondem... e como estão enganados!


Mas algumas vezes até é verdade... estamos a pensar mas não queremos dizer em quê porque não vale a pena.

São pensamentos que vão para a origem da vida. Para a utilidade da vida. Será que serve para alguma coisa viver? qual é a utilidade? viver uns quantos anos e desaparecer? a quem serve esse fugaz momento?

Se gosto de viver? gosto.
Se gosto de morrer? nunca morri mas acho que não gosto.
E o problema é que desaparecer não vai depender de mim nem irão pedir a minha opinião. Vou ser obrigado a morrer. Nada mais estúpido. Eu devia ser ouvido!



E depois as recordações! Trabalho numa fábrica...
Trabalho numa fábrica há já muitos anos! Se gosto? gosto. Se já gostei mais? É verdade, já gostei mais.

Lembro-me dos amigos que já se foram. ainda hoje tive conhecimento de um amigo que se foi. O meu querido Peniche. Uma jóia de homem. Como eu gostava do doce Peniche!

Recordo a fábrica como era e gostava mais como ela era! Mas o tempo não volta para trás. O tempo nunca volta para trás... e recordo o por do sol. Como eu gosto desses fins de dia. Da tranquilidade. Da cor. Do cheiro. Sentar-me e olhar. Apenas olhar. Vale a pena...

E as recordações levam-me a Veneza...
Gostava de ter lá nascido... vivido... morrido...
É o melhor lugar do mundo. Não sei se tornarei a voltar lá mas gostava! É uma parvoíce eu sei, Veneza afinal está ali ao virar da esquina. desculpem a saloice!
É neste momento que me dou conta que estou para aqui armado no mais completo dos parvos.

Não posso fazer nada. De certeza que ninguém chegou até aqui portanto não chateei ninguém. O que me apetecia agora? Morrer! Exactamente. Morrer. E morria tranquilo. Era assim que se devia morrer sempre. Calmo e de consciência tranquila. Até amanhã!

9 comentários:

edinha disse...

Espectacular!!!!!Gostei imenso dos quadros que pintaste (e que não pintas já há bastaste tempo)e a relação com o que escreveste.
Adoro o que escreves.

Anônimo disse...

Olha, eu gostei muito porque além de falares muito bem ainda desenhas e pintas coisas. até parecem histórias aos quadradinhos, mas ainda mais bonitas.
Sabes? eu também gosto das cores e de vez em quando a minha avó ralha-me porque lhe sujo a mesas com as aguarelas, mas depois passa porque prometo pôr jornais por baixo das cartolinas.

Anônimo disse...

ah, já me esquecia de te dizer que o meu pai tem um Qtek
(HTC 9100 Telefone Pocket PC, mas parece que já não há à venda).
Ele gosta e faz música parecida com a electrónica e vai ter um CD editado em Inglaterra. Eu depois conto como podes comprar.
Tu pareces uma pessoa divertida apesar de já teres muitos anos.
O meu avô diz que é bom os velhotes brincarem como se fossem crianças porque faz bem ao cérebro, embora nem sempre.
O meu avô também é do Sporting mas diz que das cores a que gosta mais é a vermelha e por isso fico às aranhas.

linfoma_a-escrota disse...

ya tb curti bués, curtia era vê-los um kito mais de perto mas tão lá não pares, cola meias sujas à tela, passa muita cola por isso com movimentos de mão tipo pollock e depois pega fogo à cena fica mmm louco!! é ukeu faço


www.motoratasdemarte.blogspot.com


time is arte

Fátima disse...

Olá!

Gostei imenso deste conjunto, o quadros e a escrita, muito bonito!
Concordo que às vezes sabe bem não pensar em NADA!

Obrigada pela visita ao meu cantinho. Volta Sempre.

:-) um abraço

Jo disse...

Muito bonitos os quadros.
Parabéns.
Um beijo

Fátima disse...

Olá!

Vim novamente visitar-te (gosto muito deste teu cantinho), adorei os quadros e queria perguntar-te se os posso adicionar à minha colecção de fotos? E também se te posso adiccionar ao meu cantinho de amigos?

:-) um abraço

Rita disse...

parabens pelo dom : )

Anônimo disse...

Belos quadros e lindos momentos partilhados neste blog. Beijinho