sábado, 17 de novembro de 2007

PERGUNTA Nº 32 - Então a polícia fica aborrecida quando encontra alguém que cumpre a lei?

Vinha eu sozinho no meu carro, tranquilamente, como diria um badaladíssimo treinador de futebol e ainda com uns quilómetros pela frente, acabado de assistir a um concerto de heavy-metal...




... e eis senão quando sou mandado parar por uma brigada de trânsito.
Acho bem não tenho nada contra. Até porque não tinha nada a temer. Tenho família e acima de tudo tenho respeito por mim próprio e pelos outros que como eu andam na estrada, portanto não bebo álcool nestas ocasiões.

MAS é que não bebo mesmo. E drogas nem pensar. Contrariamente ao que muito boa gente imagina não há consumo de drogas em concertos de heavy-metal. As pessoas vão para ouvir música. Porque gostam de música. E é pela música que lá estão.


Parei o carro evidentemente, cumprimentei o polícia que depois de um sorridente boa noite que tinha um sabor a “já te apanhei” e não um sabor a educação ou simpatia, atirou-me com a pergunta:

- “Então o que bebeu”?
- Rigorosamente nada Senhor polícia. Repondi tranquilamente
- Nada? Mesmo Nada?
- Nada mesmo, respondi eu.
- Então vamos lá a ver isso, disse ele num tom sarcástico.

Claro! Eram 4 da manhã.
Vinha de um concerto de heavy-metal que para a polícia deve se considerado um antro de marginais, bêbedos e drogados.
Vestido de preto e com barba…
o que posso eu ser senão um perigoso assassino do volante?

- Não se importa de soprar aqui no tubinho?
- Claro que não me importo, respondi eu em tom cordial
- Já fez isto alguma vez?
- Sim já fiz
- E foi alguma vez multado?
- Nunca!

Desta vez ele fez um pequeno esgar. Nunca? Deve ele ter pensado. Pois agora vais ver como elas te mordem, adivinhei eu pela sua expressão de gozo. Lá soprei no tubinho e finda a sopradela fiquei a aguardar o veredicto.

O homem nem queria acreditar. O sorriso desaparecera completamente e deu lugar a uma expressão de incontida frustração.

- Então senhor polícia? Que resultado deu?
O homem nem conseguiu soletrar o resultado.
Virou o aparelho para mim para ser eu a ler e lá estavam os números mágicos:
0.00 – exactamente isso: ZERO VÍRGULA ZERO ZERO!


A partir daí o senhor polícia partiu para o disparate.

- Então e o carro é seu?
- É sim senhor polícia.
- mostre-me os seus documentos sff –

O tom já era de poucos amigos. Ameaçador mesmo. Revistou-me o carro minuciosamente e sem proferir palavra. Tive de abrir a bagageira e tudo. Nada a apontar. Não encontrou nada fora da lei. Enfim, estava sujo e com pouca gasolina mas acho que isso ainda não dá multa. O homem lá conseguiu articular um:

- Boa noite pode prosseguir a sua viagem
e eu como o meu paizinho me deu educação respondi tranquilamente
– Boa noite senhor polícia.


A minha vontade era outra pois não pertenço ao grupo daqueles que dão a outra face... pensei num comportamente "Obelixiano" do tipo "Estes Romanos são doidos" e... mas lá prossegui a minha viagem como o senhor polícia me ordenou!

Vamos lá a ver: Numa situação destas não era mais “civilizado” o senhor polícia ter um outro comportamento? Por exemplo:

Parabéns pelo seu comportamento, era muito bom que todos os automobilistas fossem como o senhor?

Será que o objectivo é MULTAR e não exercer um controlo sobre uma situação criminosa como é a de conduzir alcoolizado?

Então a polícia fica aborrecida quando encontra alguém que cumpre a lei?

Em que país vivemos afinal?


ps: Claro que este não é nem podia ser o comportamente tipo da polícia.
Como em todas as profissões há bons e maus profissionais e eu dei com um mau profissional.

Só espero que não haja muitos e que os que forem sendo detectados sejam expulsos da polícia. A polícia está ao serviço do cidadão e nunca contra ele. O CONCEITO DE CIDADANIA, JÁ SE APRENDE NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLA, MEUS AMIGOS!!!

6 comentários:

Lídia disse...

As pessoas não confiam umas nas outras... por vezes. Infelizmente... por vezes... temos de partilhar momentos com maus profissionais. Na Saúde e Educação é mesmo muito comum... infelizmente.

edinha disse...

É claro que ficou chateado porque ás 4 da manhã com um aspecto de quem vem da farra para ele só podia vir com alcool a mais.
Felizmente que existem pessoas que sabem se divertirem sem beberem.Aliás esses divertem-se muito mais.

Laura disse...

Ehhh, mas que sorte danada não tiveste...Querias simpatia? eu apesar de mulher, rezo para não me mandarem parar, é que as carrancas que fazem, assustam as pessoas e não consigo ter simpatia por eles, nenhuma mesmo..Não estão ali a fazer nada, enquanto perseguem quem nada fez, os malandros passam-lhes ao lado...
Tenho pavor deles, só de os ver...arre, simpáticos? onde? cheios de mania por terem a farda vestida... e claro que eles andam a qui para protegerem o cidadão e quando somos cumpridores, parece que cometemos algum crime...
Um abraço...
E, somos quase da mesma idade, faço 56 no mês que vem...

Anônimo disse...

Lá está o velho do preconceito a funcionar... Admito que não imaginava este bloguista a ir a um concerto de heavy metal e muito menos vestido de preto e com barba (a julgar pelas fotos no 'aquário'). Será o meu preconceito a funcionar? :-)

Moyle disse...

A culpa não é do Sr. Agente nem do Sr. Utente. Em Portugal toda a gente desconfia. Há um estudo da OCDE a comprová-lo. Se tivesse havido "boas noites" e uma cordial troca de palavras algo estaria seriamente errado e era melhor começarmos todos a pensar em emigrar. Assim, "business as usual"...

Fátima disse...

Amigo,
É uma vergonha as situações desta natureza, já não se faz o que é correcto, mas sim utiliza-se uma série de "desculpas" para pôr as culpas nos outros.
Eu também ficava chateada.
:-) beijos