quinta-feira, 8 de novembro de 2007

PERGUNTA Nº 28 - Porque é que quem menos trabalha ou nada trabalha é que tem que lucrar com o trabalho dos outros?

O meu amigo Vasco de Lucena era o meu grande amigo, o amigo de toda a vida.

Nunca mais terei um amigo assim.
Era ele que dava à palavra amizade o seu verdadeiro significado.

Era um jovem de 92 anos quando resolveu partir sem avisar.

Um dia fiz esta aguarela.
Era o seu retrato.
Ou a tentativa de ser o seu retrato :)


O meu amigo morreu!
E agora? O que é que eu faço?

Sempre pensei quem com ele não aconteceria...

Era forte, era um amigo de aço!

Sempre pensei que a morte não o queria.

Era isso que ele sempre dizia

O meu amigo.

“A morte esqueceu-se de mim”

e eu convenci-me que sim

que ele estava a falar verdade!


O meu amigo morreu!

E eu não sei o que faço

Não acredito...

“A morte esqueceu-se de mim”

Porque me mentiste amigo?

Porque tem de ser assim?

Ainda havia espaço

Para o meu amigo!


O meu amigo morreu!

Adeus meu grande amigo Vasco de Lucena.

Adeus...



Era um homem multifacetado de grande valor.
Poeta (Poetava nas horas vagas), Pintor (Cursou Belas Artes e só não seguiu a carreira de Pintor porque, dizia ele, não queria ser superior ao seu pai Armando de Lucena mas pintou bastante e bem e sempre guardou a sua obra em casa), Professor de Historia de Arte (terminou a carreira na Antonio Arroio), Filósofo, Contador de Histórias (as tarde mágicas que passei a ouvi-lo...), Inventor (Inventou e construiu máquinas de projectar as suas pinturas a que chamava "Pintura em movimento" com jogos de luz e cor que depois passava a vídeo e que eu a seu pedido fazia uns sons que lhe davam um fundo musical que ele adorava).

Foi o meu Professor de Pintura. Aprendi tudo com ele.
A mistura de cores na palete, as pinceladas (que definem a personalidade do pintor), a composição e sobretudo a criatividade.

Dizia ele, copiar não. Invente Artur! E sobretudo não use fundos negros. Fica bonito sim mas é a facilidade e a criação não se compadece com a facilidade. Fundos negros NÃO!

Não podia partilhar convosco estas minhas aguarelas sem começar por falar um pouco do meu grande amigo VASCO DE LUCENA!

Lembram-se que lhes falei de Veneza? E da vontade que tenho de lá voltar? E é verdade. E lembro-me sempre da história que o Vasco contava sobre Veneza.

Dizia ele que um dia, durante o típico e obrigatório passeio de gôndola, apreciava tranquilamente a paisagem e de repente.... a água desapareceu. Totalmente. A gôndola ficou assente no chão. Em repouso.

Nisto... direito a ele apareceu em grande velocidade, um grande exército a cavalo. Dirigia-se a ele. Barulho, poeira e gritos. Era guerra? O que era? quando chegaram junto dele estacaram. Olharam-no. O Vasco começou a fazer perguntas. Eles respondiam. Falavam sobre as origens de Veneza.

Era uma tarde de calor. O Vasco só acordou quando a Maria Alice, sua mulher, o abanou a dizer-lhe que o passeio de gôndola tinha terminado... ainda demorou a percerber se o que lhe acontecera tinha sido imaginação sua ou... saímos da gôndola. Um calor abrasador. Eu bebi uma caneca de cerveja! que tarde de calor aquela...

Não tem que ver com Veneza mas também em Portugal temos coisas bonitas. Casinhas que se refletem na água e que dão vontade de comtemplar. Vale um poema. Ficar sentado apenas a ver.

As terras que vivem da pesca têm esse fascínio. Os barcos, o cheiro a peixe, as crianças que desde cêdo sabem o que são as dificulades da vida e que em sacrifício da sua formação escolar ajudam os pais na labuta diária.... A roupa a baloiçar numa corda sustentada por um pau improvisado ... É pobreza, eu sei...

É sempre assim. É quem mais trabalha que tem mais dificuldades. Tenho esperança que um dia vai ser diferente. quero acreditar que um dia vai ser diferente.


Essas as perguntas que deixo para reflexão.
Trabalho duro e importante para a economia do País é péssimamente remunerado. Porquê? Porque é que quem menos trabalha ou nada trabalha é que tem que lucrar com o trabalho dos outros?

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo teu bonito poste.
O minha avó casada com o meu avô do meu blogue, disse que tu deves ser pessoa com muita cultura porque até foste aluno de pintura do filho do sr. Armando Lucena. Ela pensa que este senhor Armando deu as primeiras aulas de pintura à sra. Vieira da silva que mora em Inglaterra.
Sabes? a minha avó já teve uma galeria de arte e tudo.
Ela também me disse que tu tens razão.
E disse também que os mineiros e os pedreiros são muito pobres mas servem-se deles para os outros enriquecerem.
A minha avó pensa como tu. Isto um dia há-de mudar.
Se quiseres podes ver no meu blogue o que eu te disse depois do teu comentário de ontem.
.......................
Deixei este comentário para o meu avô te mandar logo que ele chegue de Coimbra.
Abraço.